A Indelec implementou desde 1993 uma politica inédita de testes in-situ, permitindo testar seus para-raios em condições reais.
Inicialmente desenvolvidos por uma equipe da CEA (Comissão de Energia Atômica), parceiros privados, acadêmicos e pesquisadores, estes testes fornecem um quadro único de experimentação sobre o fenômeno dos raios.
Estes testes foram realizados em três continentes (americano, europeu e asiático) com raios de características muito variadas. Em 2015, o novo Centro de Pesquisa Internacional sobre Raios de Jatiluhur na Indonésia começou a operar.
Essas campanhas de teste ajudaram os engenheiros de P&D à:
• Destacar o desempenho do Prevectron® medindo e comparando a atividade elétrica na ponta de vários modelos de para-raios
• Caracterizar o funcionamento do sistema de ionização do Prevectron®
• Validar o bom desempenho do Prevectron® sendo submetido a descargas de raios repetitivas e condições extremas
• Demonstrar a confiabilidade do Prevectron® em condições diversas e representativas de todas as configurações de descarga atmosférica: raios descendentes ou ascendentes, positivos ou negativos, tempestades tropicais ou de inverno
• Publicar periodicamente artigos científicos em revistas e congressos de renome
O Prevectron®3 beneficiou desta experiência unica durante seu processo de desenvolvimento e suas numerosas invocações técnicas foram validadas em condições reais.